Empinar papagaio: diversão ou um passa tempo perigoso

Apesar da atividade de empinar papagaio ser comum, aos finais de semana a prática se intensifica principalmente em áreas amplas como na avenida Santos Dumont no bairro do aeroporto em Alenquer.
Crianças e adolescentes correm para pegar papagaio - Alenquer/PA

A brincadeira a principio simples e aparentemente inocente leva a pedestres, ciclistas e a condutores de veículos automotores, em especial motoqueiros riscos que podem ocasionar a morte.

Tal situação se da diante da utilização do "cerol" (mistura de cola branca com po de vidro ) ou ate mesmo da linha chilena que é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio sendo até quatro vezes mais cortante que o cerol.

De modo geral o uso de tais artifícios não necessariamente caracteriza uma atividade ilícita. Mas de acordo com o artigo 132 do Código Penal, que determina in verbis:

"Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui crime mais grave."

Fica a pergunta:  É crime a utilização do cerol ou da linha chilena no ato de empinar papagaio?

Quais os órgãos responsáveis pela fiscalização ?

No mais, os pais, os adultos envolvidos devem e como serão responsabilizados?

A brincadeira existe a muito tempo, e deixa a paisagem mais bonita e alegre com os diversos modelos, cores e tamanhos flutuando nos céus.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.